RME Fireface UCX

2 vendido(s)

Interface de áudio USB com 18 x 18 canais 24bit/192k (incluindo SPDIF, ADAT e MIDI), compatível com iPad

Mais Imagens

RME Fireface UCX

RME

2 vendido(s)

Interface de áudio USB com 18 x 18 canais 24bit/192k (incluindo SPDIF, ADAT e MIDI), compatível com iPad
Vendido e entregue por
Quanta Store

Disponível: Sem estoque

Descrição

Detalhes

A RME Fireface UCX é uma solução integrada de áudio profissional em um formato ultra-compacto para estúdio e gravações ao vivo. Este prouto continua uma longa tradição da RME ao projetar interfaces compactas high-end embaladas em uma unidade com tamanho de meio rack que normalmente seria distribuída ao longo de duas ou três alturas de painéis de 19 polegadas.

Ao fazer isso, a Fireface UCX marca um novo recorde de gabinete: 300 componentes eletrônicos a mais do que a já bem abastecida Fireface UC! Em um esforço tremendo a RME mais uma vez utilizou as mais recentes tecnologias introduzidas com a premiada interface UFX, além de várias outras recém-desenvolvidas, tudo isso em uma caixa de 19 polegadas com meia extensão, diga-se: totalmente móvel.

O resultado é a combinação incrível dos produtos de maior sucesso da RME: Fireface UFX, Fireface UC/400 e Babyface. A Fireface UCX não é apenas uma versão menor da aclamada UFX, com o HFX-core, pré-amplificadores e sistema completo de efeitos, a UCX continua a tradição das tremendamente bem-sucedidas interfaces da RME de tamanho compacto e combina com a usabilidade da Babyface através do controle remoto opcional.

Com a Fireface UCX a RME reinventou um produto que já era perfeito, melhorando os recursos existentes e sofisticando ainda mais as suas características, além de acrescentar recursos novos:

Conversores de baixa latência com grau de masterização com especificações marcantes.

Dois pré-amplificadores de microfone com a tecnologia premiada e high-end da RME Micstasy e UFX, incluindo a proteção de sobrecarga AutoSet.

O núcleo de áudio Hammerfall recém-desenvolvido com suporte a USB e FireWire e operação com desempenho em latências ultra-baixas, combinado com a lendária estabilidade de clock RME

TotalMix FX rodando em DSP que adiciona efeitos até a taxa de 192 kHz.

Controle de monitoração: combinando a flexibilidade impressionante do conjunto de ferramentas TotalMix FX e o monitoramento opcional RME via Controle Remoto.

Medição RME DIGICheck: única caixa de ferramentas para análise e medição para ambientes Windows PC e Mac.

Controle remoto avançado, tecnologia de supressão ativa de jitter, ajuste para nível profissional de referência, funcionalidade em modo individual (Stand-alone), operação em taxas elevadas de até 192 kHz e MIDI.

A Fireface UCX é a interface de áudio profissional também compatível com o protocolo Class Compliant, que permite ser utilizada com o iPad da Apple, permitindo até 8 canais de gravação e reprodução através de entradas e saídas verdadeiramente profissionais.

Assim, a UCX é uma unidade de rack que na verdade é mais poderosa do que a maioria das concorrentes de rack inteiro. Tudo em toda a Fireface UCX é um novo sonho de tamanho compacto, criada com cuidado em todos os detalhes. É a solução premium para qualquer área de trabalho e uso ao vivo, sem compromissos em termos de estabilidade, som e latência de operação ultra baixa.

 

Entradas e saídas analógicas

A UCX fornece 8 entradas e saídas analógica em uma combinação muito flexível:

 

8 entradas.

No painel traseiro: 4 conectores TRS balanceados.

No painel frontal: 2 conectores XLR com pré-amplificadores (65 dB de ganho) e chaveamento Mic/Linha e 2 conectores TRS com alta impedância (Hi-Z) capazes de acomodar sinal de linha ou instrumento.

 

8 Saídas

No painel traseiro: 6 saídas balanceadas com conectores TRS.

No painel frontal: Um conector TRS adicionais para fone de ouvido (canais de reprodução 7 e 8). A alta potência das saídas de fones oferecem grandes volume, mesmo com fones de ouvido de alta impedância.

 

Som de qualidade

Os novos conversores AD e DA projetados em 2011 garantem alta performance em todas as entradas e saídas e operação em taxas elevadas até 192 kHz. As conversões AD e DA ultrapassam as especificações técnicas da aclamada Fireface UC/400 com a impressionante marca de 114 dBA de faixa dinâmica para gravação e reprodução. A arquitetura dos conversores garante excelente relação sinal x ruído e baixíssima distorção harmônica. Seguindo a tradição e filosofia da RME, os conversores e pré-amplificadores da UCX não tem "som" com característica própria; estes não acrescentam nem retiram nada do som, apenas captando-o originalmente tal como ele é.

Devido à sua redução de jitter eficiente através do SteadyClockTM a RME finaliza a conversão AD e DA de forma pura, mesmo quando fazendo sincronismo em uma fonte digital externa.

 

Conversores de baixa latência

Todas as entradas e saídas analógicas utilizam um conversor de baixa latência com impressionantes 14 amostras de latência na conversão AD e sete amostras para a conversão o DA, independente da taxa de amostra utilizada. Estes valores são cerca de um quarto daqueles encontrados na Fireface UC/400 (AD=43 / DA=28), e assim supera até mesmo seus concorrentes mais caros. A latência de conversão é tão baixa (0,4ms em 48 kHz) que pode ser ignorada, dando à monitoração digital a sensação de se estar fazendo monitoração direta analógica!

 

Suporte a níveis profissionais

Um grande conversor digital tem que ser compatível com os níveis de sinal comumente utilizados em estúdio para uma perfeita adaptação com os equipamentos analógicos sem perder headroom. Assim como todas as outras interfaces da RME a UCX suporta os níveis de sinal profissionais, como: -10 dBV, +4 dBu, Low e High Gain. O software controla os níveis de referência discretamente no domínio analógico assegurando a mais alta faixa dinâmica e fidelidade.

  • Entradas de 3 a 8: -10 dBV, +4 dBu e Low Gain (ajustável em dois grupos - canais 3/4 e 5 a 8).
  • Saídas 1 a 8: -10 dBV, +4 dBu e High Gain (ajustável em dois grupos - canais 1 a 6 e 7/8).

Todas as saídas podem ser utilizados para fins de monitoração ASIO Direct.

 

Pré-amplificadores topo de linha

Qualidade sobre a quantidade

A UCX fornece dois pré-amplificadores para microfone e instrumento construídos diretamente no painel frontal para uma rápida conectividade.

Assim como a famosa UFX, ambos os pré-amplificadores usam a tecnologia do Micstasy da RME. Estes pré-amplificadores são high-end e suportam demandas extremas em aplicações críticas, como gravações profissionais de música clássica e acústica. O excelente design dos pré-amplificadores possibilita distorção extremamente baixa, excelente relação sinal x ruído e resposta de frequência perfeitamente plana. É uma solução premium para transmitir e amplificar qualquer fonte de áudio de forma verdadeiramente inalterada, seja um sinal de alto nível vindo de um palco ou sinais típicos de estúdio, até mesmo níveis menos intensos ou de baixa e alta impedância, vindo de instrumentos, microfones a condensador, dinâmicos ou de fita.

O ganho digitalmente controlado comporta até 65 dB, ajustável em passos de 1 dB em uma faixa de 55 dB. Pode ser definido individualmente para cada pré-amplificador através do botão codificador na frente ou no TotalMix FX. Todas as configurações de nível são 100% reproduzíveis (recallable) e pode também ser ajustado usando um controlador MIDI remoto.

Cada canal pode ser individualmente abastecido com Phantom Power de 48V. LEDs para saturação de sinal e de ativação de Phantom power dá a visão completa sobre o estado da unidade.

As duas entradas TRS na frente podem operar alternativamente em modo de alta impedância (Hi-Z), assim é possível conectar diretamente até dois violões ou outros instrumentos de cordas sem que seja necessário outro hardware.

 

AutoSet

A UCX oferece um recurso único que estava anteriormente disponível apenas no Micstasy, o pré-amplificador high-end da RME. Normalmente, um controlador de dinâmica é utilizado durante uma gravação para evitar recortes de fase na conversão AD, mas o processamento analógico não só estragaria as excelentes especificações técnicas dos pré-amplificadores da UCX como também alteraria o som original. Graças ao ganho controlado digitalmente o UCX pode reduzir automaticamente o ganho, proporcionando assim uma proteção perfeita contra sobrecarga, sem degradação do sinal de áudio que não tem de passar por qualquer circuito eletrônico adicional. Ademais o AutoSet não causa nenhum ruído característico dos controladores de dinâmica habituais. Os valores da relação sinal x ruído e da distorção harmônica ficam completamente inalterados.

Exemplo: Em uma sessão de gravação, o engenheiro de gravação pede ao vocalista ou guitarrista para cantar ou tocar uma peça de referência e define o ganho da UCX usando seu pré-amplificador para um nível determinado, por exemplo 50dB. O AutoSet reduzirá automaticamente o ganho quando o nível atinge -6 dBFS. Essa redução é realizada de uma forma musical, com base na intensidade e da duração do sinal de entrada. Desse modo o ajuste de ganho manual torna-se obsoleto na maior parte do tempo, mas o ganho pode ainda ser ajustado manualmente. O AutoSet pode ser ligado para cada um dos conectores de microfone ou instrumento do painel frontal, individualmente.

 

Entradas e saídas digitais

ADAT: Uma porta de 8 canais ADAT expande a UCX com mais 8 canais disponíveis simultâneos juntamente com os canais analógicos. Esta pode ser utilizada para receber o sinal de um conversores externos de 8 canais, mesas digitais ou efeitos digitais. A porta ADAT suporta taxas de amostragem altas até 192 kHz (SMUX 4).

SPDIF: A segunda porta ADAT pode ser usada ​​como uma porta óptica S/PDIF, tornando as conexões da UCX ainda mais flexíveis. 

Word Clock & MIDI: O clock com conectividade BNC e com terminação comutável, mais dois conectores MIDI (entrada e saída) completam a lista de entradas e saídas da UCX Fireface tornando-a um sistema de áudio profissional com usabilidade universal.

 

O TotalMix FX

O mixer baseado no DSP da RME, o TotalMix, permite controle total e independente de roteamento e de mixagem de todas as entradas e dos 30 canais de reprodução para todas as 30 saídas físicas. Até 15 submixes estéreos totalmente independentes, mais uma abrangente seção de control room oferece capacidade inigualável de monitoramento e flexibilidade de roteamento insuperáveis.

Cada entrada e saída vem com um conjunto de recursos luxuosos, comparáveis a um console digital de grande escala. Os efeitos por canal incluem um equalizador paramétricos de 3 bandas, Low Cut ajustável, Auto Level, Compressor, Expander, processamento MS e inversão de fase. O Reverb e Echo está disponível para todos os canais via mandada auxiliar. A UCX facilmente supera a concorrência, oferecendo todos esses efeitos, mesmo em operação em 192 kHz.

Dois DSPs garantem um desempenho impressionante, mesmo em aplicações extremas. Como de costume na RME, o TotalMix está disponível para todos os canais (18) e em todas as taxas de amostragem. O segundo DSP calcula somente os efeitos, portanto há recursos suficientes. Por exemplo: em 48 kHz até 36 equalizadores podem ser ativados, juntamente com, 36 filtros Low Cut e a função Echo. Ativando o Reverb e Echo ainda é possível ativar 36 Equalizadores e 36 filtros de corte de graves.

O DSP de cálculo dos efeitos usa vigilância automática para sobrecarga. Assim nenhum efeito pode ser adicionado a mais no TotalMix sem que um sinal apareça claramente exibindo esta condição. Ao mudar a taxa de amostragem a UCX desativa automaticamente todos os efeitos que ultrapassam o desempenho do DSP.

A seção completa de efeitos não só acrescenta uma grande flexibilidade à gravação, mas faz softwares adicionais serem dispensáveis. O TotalMix pode facilmente substituir qualquer mixer externo, onde deseja-se criar vias de monitoração de baixíssima latência com diferentes mixagens, equalização e Reverb para os monitores de estúdio principais e fones de ouvido.

Além disso, o hardware DSP calcula os níveis máximos de todos os 54 medidores de nível, liberando a CPU do computador.

As principais funções do TotalMix podem ser controladas remotamente via MIDI através de qualquer controlador compatível com o protocolo Mackie Control.

 

Controle de monitoração

A UCX não é apenas um controlador de nível perfeito para mesas de trabalho, mas também um “switcher” para diversas fontes de monitoração. À medida que a UCX inclui o controlador de monitorização geralmente administrado por equipamentos externos, ela também acaba conservando o som original, pois as saídas permanecem diretamente ligadas aos monitores do estúdio.

Controle de Nível. O grande botão rotativo na parte frontal da UCX mantém precisamente o controle das saídas.

Controle Remoto. A UFX fornece um conector para o controle remoto opcional da RME, Advanced RME Remote Control, com botões dedicados para volume e outros sete botões programáveis​​. 

Especificações Técnicas

Entradas de linha 5-8, painel traseiro

  • Relação sinal x ruído (SNR): 111 dB RMS não ponderada, 114 dBA
  • Resposta de frequência em 44.1 kHz: -0,1 dB de 10 Hz a 20,6 kHz
  • Resposta de frequência em 96 kHz: -0,5 dB de 5 Hz a 45,3 kHz
  • Resposta de fequência em 192 kHz: -1 dB de 5 Hz a 90 kHz
  • Distorção Hermônica (THD): <-105 dB, <0.0005%
  • Distorção Harmônica + Ruído (THD + N): <-98 dB, <0.0012%
  • Crosstalk: > 110 dB
  • Conectores: TRS 6.3 mm, balanceados eletronicamente
  • Sensibilidade de entrada comutável: Lo Gain, +4 dBu ou -10 dBV
  • Nível de entrada para 0 dBFS em Lo Gain: 19 dBu
  • Nível de entrada para 0 dBFS em +4 dBu: +13 dBu
  • Nível de entrada para 0 dBFS em -10 dBV: 2 dBV

Entradas de linha 3-4, painel frontal

  • Estágio de ganho adicional: de 0 a +12 dB
  • Nível máximo de entrada, ganho em Lo Gain, ganho em 0 dB:  Linha: +19 dBu, Inst: +13 dBu
  • Nível máximo de entrada, ganho em -10 dBV, ganho de 12 dB: Linha: -7,5 dBu, Inst: -13,5 dBu
  • Impedância de entrada de Inst: 470 kOhm
  • Ganho de entrada de Inst: 6 dB
  • Conector: Linha: TRS balanceado, Instrumento: TS desbalanceado
  • CLIP LED: 0 dBFS
  • SIG LED: -60 dBFS

Entradas de microfone 1-2, painel frontal

  • Respostas idênticas às entradas de linha, com o acréscimo de:
  • Conectores: Neutrik XLR/TRS Combo, balanceados eletronicamente
  • Impedânica de entrada: XLR 2kOHM, TRS 8kOHM, balanceado
  • Relação sinal x ruído (SNR): 112 dB RMS não ponderada, 115 dBA
  • Corte de graves:-0,5dB em 18Hz e -1dB em 12Hz
  • Ganho: +65 dB
  • Nível máximo de entrada no conector XLR com ganho em 0 dB: +10 dBu
  • Nível máximo de entrada no conector XLR com ganho em +65 dB: -55 dBu
  • Nível máximo de entrada no conector TRS com ganho em 0 dB: +21 dBu
  • Nível máximo de entrada no conector TRS com ganho em +65 dB: -44 dBu
  • CLIP LED: 0 dBFS
  • SIG LED: -60 dBFS

Saídas de linha 1-6, painel traseiro

  • Faixa dinâmica (DR): 111 dB RMS não ponderada, 114 dBA em 44.1kHz
  • Frequência de resposta em 44.1 kHz: -0,1 dB de 5 Hz a 20.4 kHz
  • Frequência de resposta em 96 kHz: -0,5 dB de 5 Hz a 45 kHz
  • Frequência de resposta em 192 kHz:  -1 dB de 5 Hz a 90 kHz
  • Distorção Harmônica (THD): -100 dB, < 0,001%
  • Distorção Harmônica + Ruído (THD + N): -96 dB, <0,0015%
  • Crosstalk: >110 dB
  • Conectores: TRS 6.3mm, servo-balanceada
  • Impedância de saída: 75 Ohm
  • Saída com ganho comutável: Hi Gain, +4 dBu, -10 dBV
  • Nível de saída em 0 dBFS em High Gain: +19 dBu
  • Nível de saída em 0 dBFS em +4 dBu: +13 dBu
  • Nível de saída em 0 dBFS em -10 dBV: 2 dBV

Saída para fones de ouvido 7-8, painel frontal

Respostas idênticas às saídas de linha, com o acréscimo de:

  • Conectores: TRS 6.3mm desbalanceado
  • Impedância de saída: 30 Ohm

ADAT Óptico

  • 2 conectores TOSLINK, formato de acordo com a especificação Alesis
  • Standard: 1 x 8 canais, até 24 bits em 48 kHz
  • Velocidade dupla (SMUX): 1 x 4 canais, até 24 bits em 96 kHz
  • Velocidade quádrupla (SMUX 4): 1 x 2 canais, até 24 bits em 192 kHz

Word Clock

BNC, com chave para interrupção interna, 75 Ohm

Requisitos de Sistema

Requisitos do sistema:

  • Computador com processador Pentium Core 2 Duo ou superior

Suporte de driver:

  • Windows 7 / Vista / XP SP2 (32 e 64 bits)
  • Apple Mac OS X 10.5 ou Superior (Core Audio)