RME Fireface 802

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Interface de áudio USB / Firewire com 30 entradas e 30 saídas (incluindo SPDIF, ADAT e MIDI)

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RME Fireface 802

RME

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Interface de áudio USB / Firewire com 30 entradas e 30 saídas (incluindo SPDIF, ADAT e MIDI)
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Descrição

Detalhes

A Fireface 802 renova a reputação da desenvolvedora de interfaces RME, conseguida ao longo do tempo com a lendária Fireface 800. 60 canais de áudio, pré-amplificadores high-end para microfones, conversores de alto padrão, uma seção de efeitos completa e operação em amostragem de até 192 kHz, são apenas algumas de suas características.

Baixíssima latência de operação usando conexão USB ou FireWire, combinada a lendária estabilidade de drivers da RME. Sistema de supressão de atraso de transmissão de dados, níveis de referência selecionados de forma individual para todas entradas e saídas, total funcionalidade mesmo sem o computador, sistema proprietário DIGICheck de medição e ferramentas de análise, além de operação idêntica tanto em Windows quanto num Mac.

O TotalMix FX, é um mixer e roteador digital high-end da RME, alimentado por dois poderosos DSPs, com equalizador integrado, controle dinâmico e efeitos de Reverb/Eco, operando em até 192 kHz, com um controle de monitoração nativo.

Este set poderoso também inclui modo opcional Class Compliant e operação do TotalMix FX para iPad, através de um aplicativo da RME para controlar a interface via iPad, sem necessidade de outro computador. A facilidade de uso deste aplicativo inclui medição de sinal dos 90 canais além de envio de efeitos, telas de setup e controle total de todos os recursos da interface.

Fireface 802 é um solução profissional de áudio para estúdio totalmente integrada, abrigada numa interface 1U (19”). Uma interface concebida visando usuários que buscam qualidade máxima de áudio, oferecendo estabilidade e operação de baixíssima latência possuindo um set de recursos sem rival. Mais uma vez uma interface para marcar a história da RME, onde a superação constante em qualidade e recursos é reconhecida mundialmente.

Entradas e saídas
A Fireface 802 provem 60 canais de áudio: 30 canais de entrada e 30 saídas.

Todas entradas e saídas podem ser usadas ao mesmo tempo. Até 12 canais analógicos e 18 digitais podem ser gravados em 30 canais separadamente.

Total de canais e amostragens:

Sample Rate Analog AES/EBU ADAT Total In/Out
44.1/48 kHz 12/12 2/2 16/16 30/30
88.2/96 kHz 12/12 2/2 8/8 22/22
176.4/192 kHz 12/12 2/2 4/4 18/18

Entradas e saída analógicas

12 entradas: 8 balanceadas TRS no painel traseiro e 4 entradas XLR com pré-amplificadores de Mic/Instrumento no painel frontal.

12 saídas: No painel traseiro: 8 balanceadas TRS. No painel frontal: Duas saídas TRS estéreo com alto volume para fones de ouvido mesmo usando fones de alta impedância (canais de playback 9/10 e 11/12).

Qualidade de som: Como em outros produtos RME, a Fireface 802 combina um design de circuito analógico excelente, contando com a última palavra de tecnologia em conversão digital. Todas as entradas e saídas TRS e XLR bem como as duas saídas de fone de ouvido trabalham com valores insignificantes de ruído e distorção. Na melhor tradição e filosofia de construção de produtos praticada pela RME, os conversores e pré-amplificadores não adicionam ou removem absolutamente nada ao sinal sonoro, apenas capturando-o.

Equipada com os melhores chips de conversão A/D e D/A, todas as entradas e saídas operam em até 192 kHz e atingem 118 dBA de amplitude dinâmica durante o playback, mesmo usando ambas saídas de fones de ouvido. Esta poderosa tecnologia propicia alto volume de sinal usando-se fones de ouvido de baixa ou alta impedância.

Graças a eficiente redução do efeito Jitter (atraso na entrega de dados digital), além do SteadyClock, a conversão AD/DA é entregue de forma perfeita, mesmo quando operando em sincronia com clocks de dispositivos externos.

Todas as entradas e saídas podem ser ajustadas individualmente para os níveis de sinal mais usados em estúdios profissionais como: -10 dBV, +4 dBu, HiGain (equivalendo a +2 dBV, +13 dBu e +19 dBu, abrangendo todos os valores em conexões digitais).

Todas as saídas podem ser usadas em modo de monitoração direta ASIO (ADM).

Visão geral das entrada e saídas analógicas

Traseira:

  • Entradas: 1-8 (TRS - balanceadas)
  • Saídas: 1-8 (TRS – balanceadas)

Frontal:

  • Entradas: 9-12 (XLR/TS Combo – balanceadas/não balanceadas)
  • Saídas: 9/10, 11/12 – Fones de ouvido (TRS - Estéreo, não balanceadas)

Pré-amplificadores

Os pré-amplificadores possibilitam a microfones e instrumentos uma conversão com baixíssima latência. A interface RME 802 tem 4 pré-amplificadores de altíssima transparência e conversores hi-end.

Os pré-amplificadores de microfone e instrumento da 802 usam a clássica tecnologia OctaMic II, um pré-amplificador high-end para aplicações que demandam qualidade e estabilidade máximas, como na gravação de orquestras. O design simétrico dos pré-amplificadores impressiona pela baixíssima distorção, excelente relação sinal-ruído, e perfeita e linear resposta de frequência. Uma solução topo de linha para transmissão e amplificação de qualquer sinal de áudio, sem modificá-lo, sejam sinais captados ao vivo ou em estúdio, de instrumentos de baixa ou alta impedância, via microfones dinâmicos, condensadores ou de fita.

Com potenciômetros de controle de ganho de até 60 dB, ajustáveis numa região de 54 dB, tem-se controle individual sobre todas as entradas frontais e seus pré-amplificadores na RME 802.

As 4 entradas frontais são do tipo combo XLR/TS balanceadas operando alternativamente em Hi-Z (instrumentos). Plugue diretamente 4 guitarras ou qualquer outro instrumento sem necessidade de qualquer outro hardware.

Todos canais tem opção de seleção phantom power 48V para microfones que necessitem desta alimentação, ou podem trabalhar em modo instrumento. LEDs de sinal, e sobrecarga (clipagem), operação em TS e phantom power ativado possibilitam uma boa visão geral do status da entradas frontais.

A Fireface 802 segue a tradição da RME de fabricar interfaces flexíveis e que possam ser expandidas. Adicionando pré-amplificadores externos ou mais entradas analógicas, o que pode ser feito com facilidade através das duas entradas e saídas óticas ADAT localizadas atrás da interface.

Entradas e saídas digitais

AES/EBU: A Fireface 802 tem entrada e saída AES/EBU operando em amostragem de até 192 kHz.

ADAT: duas entradas e saídas ADAT de 8 canais permitem a conexão de 2 conversores adicionais AD/DA ou a inserção de efeitos externos e consoles de mixagem. Ambas suportam amostragens de até 192 kHz (S/MUX4). Assim como as AES/EBU, estes 16 canais ADAT estão disponíveis para uso junto aos canais analógicos. Usando dois conversores externos como o ADI-8 QS, a interface 802 poderá trabalhar com até 28 entradas e saídas analógicas, 20 em amostragem 96 kHz, e 16 canais em 192 kHz.

SPDIF: a segunda entrada e saída ADAT pode ser usada como SPDIF, tornando as conexões da Fireface 802 ainda mais flexíveis.

Word Clock e MIDI: uma entrada e saída de sincronismo word clock (BNC) com terminação selecionável e entrada e saída MIDI completam a lista de conexões, transformando a Fireface 802 num sistema profissional de áudio com usabilidade universal.

TotalMix FX

O TotalMix é um mixer baseado em processamento digital que permite mixagem e endereçamento de sinais de todos os 30 canais de entrada e playback e suas 30 saídas físicas. Até 15 submixes totalmente independentes podem ser criadas, além de uma seção luxuosa de controle de sinal que oferece capacidades de monitoração e flexibilidade de endereçamento sem rival em soluções deste tipo.

Cada entrada e saída vem acompanhada com um incrível set de recursos, comparável a um console digital. Os efeitos por canal incluem um equalizador paramétrico de 3 bandas, corte de graves ajustável, nivelador automático, compressor, expansor, processamento Mid/Side e inversão de fase. Os efeitos de Reverb e Eco estão disponíveis a todos os canais com envio estéreo (Send) ou bus em retorno. A Fireface 802 oferece estes efeitos em todas amostragens, mesmo em 192 kHz.

O duplo DSP (processador digital de sinais) garante uma performance impressionante mesmo em aplicações extremas. Como de costume em produtos RME, o TotalMix está disponível em todos os 90 canais, e em todas amostragens, sem limites. O segundo DSP é usado para processamento de efeitos, tendo recursos de sobra. Por exemplo, pode fazer os cálculos de processo em amostragem de 48 kHz para 60 EQs, 40 cortes de grave, 8 controles dinâmicos, e efeitos de Reverb e Eco simultaneamente.

O FX-DSP possui um sistema de proteção contra sobrecarga de processamento. Quando não se pode mais adicionar efeitos o TotalMix envia um sinal claro desta situação. Quando se aumenta a amostragem a RME 802 desliga automaticamente os efeitos que possam exceder a capacidade de processamento dos DSPs de efeitos, nunca sobrecarregando-os. Isto também ajuda na proteção dos falantes em uso no sistema.

A seção completa de efeitos não apenas adiciona considerável flexibilidade a cadeia de sinal de gravação, como torna desnecessário o uso de efeitos externos. O TotalMix pode substituir com facilidade qualquer outro mixer, criando, por exemplo, mixagens de monitoração livres de atraso de sinal contando com equalizados e reverbs tanto para a monitoração central quanto para o fone de ouvido do vocalista na sala de gravação.

Controle de monitoração
A Fireface 802 é perfeita para controle de nível de sinais na mesa de trabalho do estúdio, mas também é poderosa na seleção de monitores e fontes de áudio contando com função talkback integrada, para soluções de estúdio concentradas. Como a RME 802 inclui um controle de monitoração, ela preserva também o som original, já que suas saídas de hardware permanecem conectadas diretamente aos monitores do estúdio.

ARC
Gerenciamento de monitores. Qualquer saída de hardware pode ser associada a saída principal ou de fones de ouvido. Talkback, Listenback, Mono, Dim, Recall e Entrada externa trabalharão como esperado as saídas em que estiverem associadas.

Controle remoto avançado
A 802 conta com um conector para Controle Remoto Avançado (opcional), oferecendo acesso direto a Volume, DIM, Store, Recall, Mono, Talkback, Entrada externa e muito mais. Suas teclas podem ser personalizadas com outros comandos.

USB e FireWire

Com o lançamento da Fireface 800 em 2004, a RME despertou o interesse da conexão FireWire para o mercado de áudio, estabelecendo um padrão e provendo uma solução superior de forma unificada. Não seria surpresa então que muitos consumidores e especialistas vejam a RME como referência em tecnologia de interfaces de áudio FireWire. Em 2009, a RME lançou a Fireface UC, uma solução USB com performance espetacular, até então não disponível às interfaces de áudio USB, e mais uma vez inovando em tecnologia de áudio.

O segredo do sucesso: a RME é a única desenvolvedora a não usar tecnologias de áudio USB ou FireWire desenvolvidas por terceiros, mas sim, uma tecnologia proprietária para interfaces com performance e qualidade impressionantes, além de um set recheado de recursos profissionais.

Como já acontece nas interfaces Fireface UCX e UFX (que também usam um driver bem desenvolvido) a Fireface 802 combina conexões USB 2.0 e FireWire 400 em uma única interface.

USB 2.0
A performance da Fireface 802 foi otimizada nas plataformas Windows e Mac OS, usando firmwares customizados para cada sistema operacional. Assim como nas interfaces Fireface UCX e UFX, a 802 possibilita trabalhar com latências insignificantes mesmo no uso em sistemas multicanal, comparando-se a sistemas PCI e PCIe.

NOTA: Níveis de latência estão relacionados também a configurações mínimas de computador e aplicativos usados.

FireWire
O núcleo FireWire da RME oferece excepcional compatibilidade e performance. 10 anos de experiência em conexões FireWire garantem uma operação ótima e tranquila em qualquer computador que possua uma porta FireWire.

Mais recursos

SteadyClock
A tecnologia de supressão de atraso de dados digitais da RME mantem perfeita qualidade sonora ao longo do caminho de sinal, tornando a interface imune a problemas de clock ocasionada por dispositivos externos. Graças a isto, os conversores da 802 operam independentemente da qualidade do clock externo, como se trabalhassem com seu próprio clock a todo momento, garantindo excelente qualidade de som.

O SteadyClock permite a Fireface 802 controlar amostragem de sinal de forma livre em seu próprio sistema. As opções de ajuste incluem as mais usadas amostragens de áudio e vídeo.

ICC
O controle de clock inteligente mostra o status da sincronia, mas também guarda o último valor de amostragem válido, em caso de falha dos equipamentos externos conectados. Outras famosas tecnologias da RME como a SyncCheck oferecem rápida detecção de problemas.

DIGICheck
A RME 802 vem acompanhada de um pacote de softwares único para medição, análise e teste na transmissão de sinais digitais. Permitindo gravação multipista, calculando sobrecargas de sinal e analisando o sinal de áudio em várias maneiras, como estéreo, multicanal, todos canais, surround, espectral e muito mais.

Alimentação em força
A fonte interna e de alta performance especialmente desenvolvida para a 802 permite operação em 100V a 240V, tornando-a compatível para uso em qualquer lugar do mundo. É a prova de curtos, possui filtro de linha integrado, estando totalmente protegida contra flutuações de voltagem, e suprimindo interferências.

Operação em modo independente com função de rechamada (Recall)
A Fireface 802 pode ser ajustada e configurada via iPad, MIDI remoto e ARC. Adicionalmente 6 slots de memória estão presentes onde a configuração em uso pode ser armazenada permanentemente. Desta forma a 802 pode operar sem computador. Em modo independente pode transformar-se em dispositivos diferentes com o apertar de um botão.

Características

  • 30 canais de entradas - 30 saídas
  • 12 entradas e saídas analógicas
  • 4 preamps de Mic/Instrumento
  • 1 entrada e saída AES/EBU
  • 2 entradas e saídas ADAT (ou 1 entrada e saída ADAT mais 1 entrada e saída SPDIF ótica)
  • 1 entrada e saída Word Clock
  • 1 entrada e saída MIDI
  • Operação FireWire ou USB
  • TotalMix FX

Especificações Técnicas

AD, Entrada Linha 1-8, painel traseiro:

  • Resolução AD: 24 bit
  • Relação sinal-ruído (SNR): 113 dB RMS sem ponderação, 116 dBA
  • Resposta de frequência@ 44.1 kHz, -0.1 dB: 5 Hz - 20.8 kHz
  • Resposta de frequência@ 96 kHz, -0.5 dB: 5 Hz - 45.8 kHz
  • Resposta de frequência@ 192 kHz, -1 dB: 5 Hz - 92 kHz
  • THD: < -110 dB, < 0.00032 %
  • THD+N: < -104 dB, < 0.00063 %
  • Separação de canais: > 110 dB
  • Entrada: 6.3 mm TRS, Balanceada eletronicamente
  • Sensibilidade de entrada: 8 kOhm não balanceada, 12 kOhm balanceada
  • Sensibilidade de entrada, ganho selecionável, +4 dBu, -10 dBV
  • Nível de entrada para 0 dBFS @ Lo Gain: +19 dBu
  • Nível de entrada para 0 dBFS @ +4 dBu: +13 dBu

Entrada de microfone 9-12, frontal
Como a AD, exceto:

  • Entrada: XLR, eletronicamente balanceada
  • Impedância de Entrada: 3.4 kOhm
  • Relação sinal-ruído (SNR): 112 dB RMS sem ponderação, 116 dBA
  • Ganho: 54 dB
  • Nível máximo de entrada, Ganho +6 dB: +10 dBu

Entrada de instrumento 9-12, frontal
Como a AD, exceto:

  • Entrada: 6.3 mm TS, não balanceada
  • Impedância de Entrada: 800 kOhm
  • Relação sinal-ruído(SNR): 112 dB RMS sem ponderação, 115 dBA
  • Nível máximo de entrada, Ganho +6 dB: +21 dBu

DA, Saída de linha 1-8, painel traseiro

  • Amplitude dinâmica (DR): 115 dB RMS sem ponderação, 118 dBA
  • Resposta de frequência@ 44.1 kHz, -0.5 dB: 5 Hz - 20.8 kHz
  • Resposta de frequência@ 96 kHz, -0.5 dB: 5 Hz - 45 kHz
  • Resposta de frequência@ 192 kHz, -1 dB: 5 Hz - 89 kHz
  • THD: -104 dB, < 0.00032 %
  • THD+N: -100 dB, < 0.00063 %
  • Separação de canais: > 110 dB
  • Saída: 6.3 mm TRS, servo-balanceada
  • Impedância de saída: 75 Ohm
  • Nível de saída selecionável Hi Gain, +4 dBu, -10 dBV
  • Nível de saída em 0 dBFS @ Hi Gain: +19 dBu
  • Nível de saída em 0 dBFS @ +4 dBu: +13 dBu
  • Nível de saída em 0 dBFS @ -10 dBV: +2 dBV

DA – saída de monitoração estéreo para fones de ouvido (9-12)
Como a AD, exceto:

  • Saída: 6.3 mm TRS estéreo, não balanceada
  • Nível de saída máximo em 0 dBFS, High: +16.8 dBu
  • Nível de saída máximo em 0 dBFS, Low: +2 dBV
  • Impedância de saída: 30 Ohm

AES/EBU

  • 2 XLR, balanceadas por transformador, isoladas galvanicamente, de acordo com normativa AES3-1992

ADAT ótica

  • 2 entradas e saídas TOSLINK, especificação Alesis
  • Padrão: 2 x 8 canais 24 bit, até 48 kHz
  • Dupla velocidade (S/MUX): 2 x 4 canais 24 bit 96 kHz
  • Velocidade quádrupla (S/MUX4): 2 x 2 canais 24 bit 192 kHz
  • Velocidade quádrupla Windows USB: 1 x 2 canais 24 bit 192 kHz

SPDIF ótica (via ADAT2)

  • 1 ótica, de acordo com normativa IEC 60958

Word Clock

  • BNC, terminação selecionável

Opcionais

  • Controle remoto avançado

Compatibilidade

  • Windows 8 / 7 / Vista / XP SP2 (32 & 64 bit)
  • Apple Mac OS X 10.6 ou superior (Core Audio)

Os drivers para Windows e Mac OS X são completamente idênticos em termos de características e funcionalidades, na medida da compatibilidade oferecida por cada plataforma.

Algumas características do DIGICheck não estão disponíveis na versão Mac.