Nord Lead 4

Teclado sintetizador

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Nord Lead 4

Nord

Teclado sintetizador
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Descrição

Detalhes

Com novos recursos inovadores, layers, sincronização e com novos tipos de filtros e efeitos, o Nord Lead 4 é um sonho que se torna realidade na forma de um sintetizador.

O Nord Lead 4 é um sintetizador subtrativo com 2 osciladores e todas as formas de onda clássicas estão presentes: dente de serra, quadrada, senoidal, triangular, pulso e PWM (modulação de largura de pulso).

Síntese Wavetable
Na seção do oscilador 1 do Nord Lead 4 há também uma vasta seleção de wavetables, incluindo um tipo único chamado "Formant wavetables" com qualidades ressonantes que são independentes de tonalidade. Ao modular a frequência de modulação desses formantes pode-se produzir alguns resultados verdadeiramente mágicos com qualidades acústicas distintas. O oscilador 2 possui um gerador de ruído com um filtro de corte e de ressonância dedicados.

Uníssono verdadeiro
O modo de voz em uníssono verdadeiro permite "empilhar" até quatro vozes uma em cima da outra em uma relação por nota (incluindo o caminho de sinal completo do Nord Lead 4) para criar leads e baixos realmente profundos.

Sincronismo pesado e suave
O sincronismo pesado gera uma forma de onda com forma irregular, resultando em um sinal duro, pesado, rico em harmônicos que ficou famoso no sintetizador Prophet 5. O sincronismo suave é um pouco mais suave, mas de nenhuma maneira sutil. O Nord Lead 4 também apresenta recursos de modulação por frequência para aumentar a complexidade espectral e, ocasionalmente, passar ao lado negro da força.

Seção de LFO e Modulação
O Nord Lead 4 possui dois LFOs (Osciladores de baixa frequência) por slot. Uma ampla seleção de formas de ondas de LFO está disponível desde senoide a pulso e de rampa à dente de serras, perfeitos para criar baixos swingados ou pads que pulsam. Cada LFO pode ser facilmente sincronizado com o clock master ou uma divisão de tempo pode ser atribuída conforme desejado. O LFO pode ser re-acionado manualmente através do botão Impulse Morph ou outro. Os destinos dos LFOs incluem uma opção adicional e única que pode modular a seção de efeitos.

Envelope de modulação
 Nord Lead 4 oferece uma seção de modulação de envelope muito capaz, com uma escolha alargada de destinos de modulação. A modulação de envelope também pode ser acionada manualmente através do botão Impulse Morph!

Seção de filtro
A seção de filtros do Nord Lead 4 traz os característicos e clássico filtros passa-baixas de 12, 24 e 48 dB por oitava, assim como os passa-altas e um passa-banda com um envelope dedicado ADSR com rastreamento selecionável.

Emulações do filtro Ladder
Duas grandes novas adições são as emulações dos deslumbrantes filtros de diodo e transistor do tipo Ladder dos lendários sintetizadores Mini Moog e TB-303. As emulações capturam a ressonância suja e estridente dos originais e, combinado com o novo modo uníssono, você terá muitas oportunidades para ganhar gordura, criar baixos nervosos e leads apavorantes.

Saturação de filtro
A saturação de filtro (Filter Drive) opera separadamente por voz distorcendo a forma de onda antes da sua passagem pela seção de efeitos.

Seção de efeitos
Cada Nord Lead 4 tem quatro slots de efeitos dedicados: Efeitos, delay e reverb.

  • Drive: este recurso foi modelado tendo como base um amplificador valvulado vintage. Faça os seus leads soarem ainda mais intensos ou dê marcha para uma ultrapassagem verdadeiramente distorcida conforme você empurra mais e mais esse controle.
  • Crush: Um verdadeiro esmagador! Este reduz a taxa de amostragem do som radicalmente assim você consegue criar aquele som de baixa qualidade digital (lo-fi).
  • Talk: O efeito Talk cria o mesmo efeito que um Talkbox, simulando uma voz.
  • Filtro pente: O efeito do filtro pente pode ser criado e controlado a partir de um LFO criando uma espécie de Chorus, que mudanças as características espectrais de seu som.
  • Compressor: Este oferece ajuste do limiar e também pode ser modulado de modo a obter efeitos via side-chain, entre muitas outras qualidades.
  • Reverb / Delay: O delay tem 3 níveis de feedback, um controle Dry/Wet e o ritmo do delay pode ser sincronizado com o clock master. O delay possui um modo analógico opcional que se comporta como um delay da velha escola quando se muda o tempo do delay em tempo real. O reverb está disponível quando não se estiver usando o Delay. Ele tem controles de Dry/Wet, 3 tipos de reverb e um controle de brilho para aparar os agudos, quando desejado.

OBS: Os efeitos Crush, Talk, filtro pente e o Compressor podem ser manipulados com os controles de desempenho e se transformam com o Impulse Morph, bem como pelo LFO ou pela modulação de envelope.

Camadas
O Nord Lead 4 tem 4 camadas individuais de síntese idênticas e igualmente poderosa que podem atuar ao mesmo tempo e estão à sua disposição. O modo Split lhe dá 2 slots para cada lado da divisão. A funcionalidade Hold permite que você trave e mantenha as faixas em segundo plano durante a reprodução enquanto você troca outra coisa por cima.

Pitch Stick
O Pitch Stick pode seu usado para alterar a mudar a altura das notas, mas também para criar vibrato, muito parecido com o que os guitarrista ou violinista fazem, pois não há nenhuma "zona morta" na posição central. A curva de modulação pode variar até 48 tons para cima ou para baixo e pode ser definido individualmente por programa. Ainda é possível ter uma curva separada que varia a distância para cima e para baixo, como: -12 ou -24 semitons para baixo e +2 semitons para cima.

Características únicas
O recurso Impulse Morph tem até sete diferentes combinações possíveis. Os botões de Impulse Morph são extremamente poderosos e permitem que você altere o seu som instantaneamente, brilhante para a criação espontânea. Altere a taxa de LFO, mude a onda do oscilador de dente de serra para quadrada, acione o Glide, aumente a ressonância e desligue o Reverb, tudo de uma vez só durante 2 segundos no meio do seu solo e volte ao som original soltando o botão. É um conceito simples, mas universal, que oferece flexibilidade quase ilimitada. Atribuir um Impulse Morph é muito simples: basta manter pressionada uma das teclas de Impulse Morph e girar o botão desejado para um novo valor desejado! Quase todos os parâmetros podem ser controlados com esta funcionalidade e luzes em LED indicam os parâmetros que foram alterados. Pressionando diferentes combinações dos botões permite até 7 combinações únicas disponíveis, por slot.

Roda de modulação e velocity do Morph
O Morph é uma característica clássica dos Nords que permite controlar todos os parâmetros  de botões giratórios com a roda de modulação ou um pedal de controle ou velocidade. As possibilidades são infinitas: mude de faixa de arpejador ou ajuste o efeito Crush, reduzindo a taxa de amostragem com a roda de modulação.

Memória de acorde
A função memória de acorde memoriza a combinação de notas para que você possa tocar um acorde com apenas um dedo, brilhante para temas peculiares.

Arpejador
O Nord Lead 4 inclui um arpejador clássico com modos Up/Down e aleatório em um intervalo de até 4 oitavas. O arpejador pode ser sincronizado com o LFO e delay usando o clock master. Um novo modo Poly pulsa todas as notas que você está segurando como um acorde em vez de notas individuais, ótimo para acordes agitados que combinam perfeitamente com os botões do Impulse Morph. Tendo quatro slots significa que você pode ter 4 arpejos em execução ao mesmo tempo!

Padrões
Os padrões aplicam figuras rítmicas ao arpejador ou ao LFO. Uma ampla seleção de padrões estão disponíveis, variando desde blocos básicos até os mais complexos.

Master Clock
No coração do Nord Lead 4 está o Master Clock, que controla o ritmo global. O LFO, arpejador e delay podem ser sincronizados com este. O ritmo é facilmente alterado globalmente com um botão Tap-tempo para que você possa tocar para a batida de seu baterista com o dedo e tocar partes ritmicamente entrelaçados e intrincados em perfeita sincronia. O Master Clock também pode ser sincronizado à um clock MIDI externo.

Características

  • 2 osciladores por voz
  • Polifonia de 20 notas
  • FM
  • Sincronização dura e suave
  • Duas seções de LFO com modulação de envelope
  • Opções de sincronismo e roteamento flexível
  • filtro passa-baixas de 12, 24 e 48 dB por oitava
  • Filtros passa-altas e passa-banda
  • Simulação do filtro de transistores e diodos do tipo Ladder dos sintetizadores Mini Moog e TB-303
  • Efeitos Crush, Drive, Filtro pente, Talk, Compressor, Reverb e Delay
  • 4 partes
  • Mestre Clock com sincronismo para arpejador, LFO e Delay
  • Recurso Impulse Morph
  • Modulação por velocidade e roda de modulação
  • MIDI USB
  • 49 teclas com ação de sintetizador

Especificações Técnicas

  • Morph: Pode ser controlado pela velocidade do teclado, pedal ou roda de modulação
  • Impulse Morph: Comutação de parâmetros que podem ter configurações alternativas com 7 configurações diferentes através da combinação dos três botões
  • Master Clock: As taxas de LFO, de arpejo e tempo do delay podem ser sincronizadas com o clock interno ou externo (via MIDI), com divisões rítmicas selecionáveis
  • Mutator: Gerador automático de programas com estilo e força ajustáveis
  • 49 teclas sensíveis à velocidade com ação leve
  • Botões de oitava (+ ou - 2 oitavas)
  • 3 botões de Impulse Morph com 7 combinações
  • Divisão do teclado com 2 slots para as seções superior e inferior
  • Roda de Modulação
  • Pitch Stick (sem zona morta no cruzamento de zero) com curva programável
  • 1 entrada para pedal de sustain.
  • 1 entrada para pedal de expressão pedal.
  • Display de 3 caracteres em LED
  • 29 botões rotacionais
  • 20 botões para edição de programa e performance
  • Oscilador 1 com geração de ondas nos formatos senoide, triângulo, dente de serra, largura de pulso mixo e modulado e mais 128 tipos via wavetable
  • Oscilador 2 com geração de ondas nos formatos triângulo, dente de serra, largura de pulso fixo ou modulado e ruído.
  • Seção de modulação com sincronismo pesado ou suave e mais 3 diferentes sistemas de modulação de frequência.
  • Filtro multimodal com 12 dB (2 pólos) de baixa frequência, 24dB (4 pólos) e 48dB (6 pólos) passa-baixas, passa-banda, passa alta e Ladder
  • Corte, ressonância e quantidade de envelope controlado por velocidade
  • Envelope ADSR
  • Acompanhamento do filtro pelo teclado que pode ser ajustado para off, 1/3, 2/3 ou 1 /1
  • Distorção do filtro ajustável
  • LFO 1 gera ondas quadradas, triangulares ou qualquer um dos 4 tipos diferentes de formas de onda dente de serra e dente de serra invertido. O LFO 1 pode ser encaminhado ao filtro de frequências, modulação do oscilador, mix dos osciladores, oscilador 2, amplitude e seção de efeitos. A quantidade de modulação pode ser definida como positiva ou negativa/invertida. A taxa de LFO 1 pode ser sincronizada com o Master clock
  • A seção LFO 1 é usado para controlar a velocidade, alcance e direções do arpejador
  • Arpejador com intervalo de 1 a 4 oitavas. Modos: para cima, para baixo, para cima / baixo , aleatório e Poly. A taxa de arpejo pode ser sincronizado com o Master clock
  • O LFO 2 gera onda quadrada, dente de serra regular e invertida, ruído com filtro de baixas frequências e forma de onda quadrada aleatória. O LFO 2 pode ser encaminhado ao filtro de frequências, modulação do oscilador 1 e 2, panorama e largura de pulso. A quantidade de modulação pode ser definida como positiva ou negativa / invertida . A taxa de LFO 2 pode ser sincronizada com o master clock.
  • Envelope de modulação (Ataque, atraso e relaxamento) para o mix de osciladores, modulação dos osciladores 1 e 2 e seção de efeitos. A quantidade de modulação pode ser definida como positiva ou negativa / invertida. A modulação pode ser acionado manualmente pelos botões Impulse Morph
  • Padrões: as formas de onda dos LFOs cíclicos podem ser substituídos por um padrão. Há 128 modelos diferentes , agrupadas em 6 estilos diferentes.
  • Envelope ADSR com controle de velocidade on/off e controle de ganho .
  • Modos de voz: Poly , Legato com portamento , Mono , Uníssono verdadeiro 1, 2 e 3.
  • Quatro slots de programa para criação de camadas (layers).
  • Seção de efeitos com controle contínuo de Drive e Modulação. Crush, Drive, Talk, Compressor e Filtro pente
  • Delay ou Reverb: Tempos de atraso de até 1400ms que pode ser definido ou sincronizado com o Clock Master manualmente. Reverb com três algoritmos: Room, Stage e Hall, com brilho ajustável .
  • Programas (sons individuais) : 4 x 99 locais
  • Performances (multi sons): 99 locais
  • 4 saídas: Cada layer pode ser atribuído à sua própria saída .
  • Saída de fones de ouvido.
  • Alta resolução e baixo ruído: Conversores de 24 bits.
  • Todos os botões de controle e interruptores enviam e recebem mensagens de mudança de controle.
  • Exclusivo sistema de backup: Um programa ou todos os programas.
  • Master Clock que se sincroniza ao clock MIDI de entrada.
  • Função Soft Thru
  • 4 saídas de linha com conector TS de 6,35 mm, não balanceados
  • Saída de fone de ouvido estéreo com conector TRS de 6,35 mm (estéreo)
  • Entrada para pedal de sustain (compatível com pedal momentâneo, como por exemplo: Roland DP- 2, DP-6 , Yamaha FC-4 , FC-5, Fatar VFP1-25, entre outros
  • Pedal de controle com conector TRS de 6,35mm (estéreo). Compatível com os pedais Yamaha FC-7, Roland EV-7, Roland EV-5, Korg EXP2 ou Korg XVP10, entre outros
  • Conector USB com capacidades de MIDI
  • MIDI In e Out com conectores DIN-5 pinos
  • manual do Usuário
  • Cabo de alimentação com conector IEC C14
  • CD ROM com o gerenciador da Nord
  • Dimensões: 864mm x 94mm x 272mm
  • Peso: 5,3 kg